Institucional

Sobre a VALUE PROJETOS


   A VALUE Projetos e Consultoria é uma empresa certificada ISO 9001, integradora de soluções em engenharia para sistemas de HVAC, que tem como objetivo elaborar projetos com o melhor nível de entendimento tecnológico, minimizando assim, problemas recorrentes por incompatibilidades, trazendo eficácia e viabilidade econômica durante a implantação.

   Atuamos no mercado com projetos em sistemas de Ar Condicionado/Tratamento de Ar, Ventilação e Exaustão, Incêncio, Automação, Consultoria e outros.

   Nossa equipe é formada por profissionais qualificados que se diferenciam pelo atendimento e apresentam as melhores soluções para cada projeto.

NOSSOS CLIENTES , NOSSAS REFERÊNCIAS .

  • Iniciamos uma parceria com a Value, onde ela nos tem atendido pela qualidade de detalhamento dos projetos e também pelos prazos, nossa intenção é perpetuar essa parceria.
    Luiz Scalise
    Diretor - Scalise Engenharia
parallax background

A PRIMEIRA EMPRESA NO CENTRO OESTE
A UTILIZAR PLATAFORMA BIM ®

   As crescentes exigências dos nossos clientes em termos de prazo de entrega, processos produtivos e a adaptação as novas tendências arquitetônicas e de design, nos direcionam à constantes investimentos tanto no processo produtivo, como em novas ferramentas de trabalho.

   Diante disso, a VALUE foi a primeira empresa na região Centro Oeste a utilizar a Plataforma BIM no desenvolvimento de seus projetos, proporcionando soluções personalizadas para cada obra e adaptando-se às diferentes necessidades do mercado no que se refere as novas tecnologias e com isso, conseguimos maximizar a realização e satisfação de nossos clientes.


O QUE É BIM?

     O Building Information Modelling (BIM) ou, em português, Modelagem da Informação da Construção,, é uma representação digital das características físicas e funcionais de uma construção, que permite o uso integrado de informações relativas a cada obra, desde a fase de projeto até a execução, chegando também à manutenção predial pós-obra e à demolição.

     Com a tecnologia atualmente incorporada ao BIM é possível criar, em formato digital, um ou mais modelos virtuais de uma mesma obra com elevado grau de precisão. Os recursos do BIM oferecem suporte à elaboração e à execução dos projetos ao longo de suas diferentes fases, melhorando as interfaces entre os diversos fatores envolvidos (empresas, profissionais e órgãos reguladores) e ampliando a qualidade e a eficiência do controle dos múltiplos processos, com ganhos significativos relativamente aos métodos tradicionais.

     O BIM se caracteriza como uma inovação que permite o uso integrado da informação na construção civil. Ele permite reunir e tornar acessíveis a todos os agentes envolvidos em uma obra, informações que contribuam com a maior eficiência dos múltiplos processos envolvidos, desde a concepção da obra (fase de projeto) até sua execução e a posterior manutenção predial pós-obra.

     Por conta da padronização de informações e de sua disponibilização integrada, é possível que diversos colaboradores (arquitetos, engenheiros etc.) trabalhem em conjunto, facilitando tarefas de compatibilização e detecção de erros ainda nas fases iniciais de projeto. O BIM ainda oferece como benefícios: uma maior precisão de projetos (especificação, quantificação e orçamentação), a possibilidade de simulação de várias etapas da construção, a verificação de compatibilidade e eliminação de conflitos (clash detection) entre as diferentes áreas de projeto (engenharia estrutural, hidráulica, elétrica etc.), além da diminuição de retrabalhos e desperdícios, e da geração de resíduos.

OS 5 NÍVEIS DA PLATAFORMA BIM

     Apesar de conhecido pelo nível “BIM 3D”, a plataforma BIM conta com diferentes profundidades de utilização, com diferentes objetivos. São elas:

BIM 3D: foca na visualização em aspecto espacial, permitindo que todos vejam as alterações realizadas no mesmo instante que são feitas. Também ajuda que o trabalho seja realizado de forma colaborativa através da integração de dados de diferentes áreas. Ou seja, integra desde arquitetos, passando pelos fornecedores de materiais até a área de engenharia.

BIM 4D: Utilizado na prevenção de riscos, permitindo uma visualização prática do planejamento da construção. Esse segundo nível de BIM, auxilia na gestão de conflitos, antecipando análises que seriam feitas apenas no momento de execução.

BIM 5D: Nível de orçamentação, mostra o impacto do custo ao longo do tempo, fazendo um trabalho análogo a Planilha de Cronograma Físico-Financeiro. O benefício do BIM 5D? Um maior acerto na previsão do orçamento.

BIM 6D: Num mundo que preza cada vez mais o uso sustentável dos recursos naturais, esse nível trabalha na análise do consumo de energia, que resultará em escolher equipamentos de alto desempenho (e que consumam menos energia proporcional). Esse nível é amplamente incentivado pela Green Building Council.

BIM 7D: Nesse nível há um foco na manutenção das instalações, resultando em benefícios como a substituição mais rápida das peças. Tem grande serventia para os líderes de projetos que precisam gerenciar todo o tempo de vida de um empreendimento.

7 PRINCIPAIS VANTAGENS DA PLATAFORMA

     Uma das vantagens da BIMé o aumento da produtividade, pois a plataforma permite que várias pessoas editem o projeto ao mesmo tempo. E ainda gera produtividade por evitar fazer algo mais de uma única vez, o famoso retrabalho, visto que consegue-se ver em tempo real se há algum conflito, como um pilar ficando na frente do elevador.

     Outro ponto muito comentado pelas construtoras que utilizam a plataforma BIMé a possibilidade de modelar objetos já inserindo as suas propriedades físicas. Além de poupar tempo em etapas futuras, torna o projeto de engenharia integrado, permitindo uma análise mais precisa de como está a obra e com isso facilita a tomada de decisão.

     Em uma pesquisa realizada pela Autodesk e McGraw-Hill Construction, ficaram evidenciadas as 7 principais vantagens do uso da plataforma BIM na visão de proprietários de projetos de infraestrutura.      Veja como ficaram distribuídas as respostas:

  • 44% – Melhores resultados;
  • 44% – Redução no retrabalho dos projetos em plataforma BIM;
  • 38% – Menos litígios de sinistros;
  • 33% – Redução de erros em documentos;
  • 33% – Redução no tempo do fluxo de trabalho;
  • 33% – Redução na duração do projeto;
  • 22% – Redução no custo da construção.
  • Mais de 51% veem claramente uma redução no tempo de projeto;
  • 31% dos respondentes observaram melhoras significativas, de aproximadamente 25%, na produtividade do trabalho.
     O fato dos custos terem ficado apenas na 7º posição como principais vantagens da utilização do BIM, difere de outros estudos, como o da Dodge Data & Analytics. Nela 48% dos profissionais da construção entrevistados, olham uma redução de custos de pelo menos 5% no final do projeto, por utilizar a plataforma BIM e não outras plataformas.

PLATAFORMA BIM PELO MUNDO

     O BIM é uma realidade mundial, vista como evolução no processo construtivo. Confira como é a realidade de 5 países sobre a utilização da plataforma BIM em seus projetos:

Estados Unidos: Em 2006, a General Services Administration (GSA) decretou a obrigatoriedade da utilização do BIM. Obrigatoriedade válida para a fase de projetos de novos edifícios públicos.

Europa: Em 2016, houve uma reunião oficial com 14 países com objetivo de fomentar a utilização de BIM na administração pública na Europa. Para tal foi criado o “EU BIM Task Group”.

Chile: desde 2011, o Ministério de Obras Públicas exige BIM em licitações de hospitais.

Finlândia: Foi um dos pioneiros na utilização do BIM. A Senate Properties obriga o uso do BIM em seus Projetos desde 2007.

Reino Unido: Com objetivo de se tornar líder mundial em plataforma BIM, o Reino Unido procura reduzir o custo dos projetos de construção em 20%. Além da visão sustentável, procurando reduzir a emissão de carbono.